História


O Instituto Filhas de Maria Auxiliadora é uma instituição religiosa feminina fundada por São João Bosco e por Santa Maria Domingas Mazzarello, sendo ela a primeira Madre Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora.

Desde o longínquo 5 de agosto de 1872, o Instituto Filhas de Maria Auxiliadora foi crescendo e hoje exerce a sua ação educativa nos cinco continentes, formando 76 Províncias em 94 nações, com um total de 1388 comunidades locais.

Na Europa há cerca de 5300 Filhas de Maria Auxiliadora, também conhecidas por Irmãs Salesianas. Trabalham em 432 comunidades em 22 países, com presenças educativas diversas.

Em Portugal, o Instituto Filhas de Maria Auxiliadora iniciou a sua missão educativa em 1940, na cidade de Évora.

Atualmente, a Província Portuguesa Nossa Senhora de Fátima tem aproximadamente 120 Irmãs, distribuídas por 12 comunidades em 8 distritos: Viana do Castelo, Porto, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro.

No distrito do Porto, o Instituto Filhas de Maria Auxiliadora está presente no concelho de Vila Nova de Gaia, com apenas uma comunidade – o Externato Nossa Senhora de Fátima.