Caminho quaresmal 2024 (cont.)



Tendo como pano de fundo o nosso tema da pastoral, pretende-se fazer um caminho desde o campo do sonho dos 9 anos até à capela Pinardi, em Valdocco. Damos vida ao sonho, construímos a obra salesiana que começou a estabilizar com a casa Pinardi, Oratório de Valdocco, no dia 12 de abril de 1846, Domingo de Páscoa. Neste espaço, capela Pinardi, existe uma pintura de Cristo Ressuscitado.
Sonhamos juntos … caminhamos juntos para a Páscoa do Senhor.

Desafio: Deixar as comodidades, a preguiça, ser humilde, ajudar em casa ou na escola ou no emprego, não recusar um tempo para escutar…não querer ser sempre o primeiro…arranjar tempo para rezar… pequenos desafios para o nosso caminho de conversão.

Desafio: Sejamos pessoas de empatia, que compreendem os outros, que apostam em gestos de ternura e carinho e não em gestos frios de indiferença e sem compromisso: um sorriso, um abraço, pequenas amabilidades, que parecendo insignificantes, estão carregados de força e esperança.

Desafio: Nesta semana, apesar das diferenças, sejamos pessoas que constroem comunidades fraternas. Vivamos o respeito uns pelos outros, saibamos contribuir na construção da nossa Igreja humana, da nossa comunidade, do nosso grupo, da nossa casa- família através do diálogo, da escuta; saibamos propor momentos de encontro uns com os outros, em valorizar o que cada um é; a rezar uns pelos outros.

Desafio: Nesta semana, a Palavra de Deus convida-nos a não condenar ninguém. Aprendamos com Jesus, que não veio para condenar, mas para salvar. Deixemos as nossas acusações que são pedradas para os outros. Sejamos tolerantes: não julguemos ninguém, mas procuremos ajudar e consolar.

Desafio: Nesta semana peçamos que o Amor de Deus reine nas nossas vidas através da oração. Tenhamos a coragem de nos deixar transformar pela presença e o encontro com Jesus e que Ele oriente as nossas ações. Vivamos a lógica do grão de trigo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.

Desafio: Viver bem o Tríduo Pascal- quinta feira santa, sexta feira santa e o sábado santo. Com confiança olhemos para Jesus e, no silêncio destes dias, contemplemos a Sua vida e agradeçamos o seu Amor por cada um de nós.