Atividades de Complemento Educativo


A dança criativa é uma atividade que desenvolve na criança a consciência corporal, dos pontos de vista funcional e artístico.
As ferramentas a serem usadas nestas aulas serão a aprendizagem de exercícios de dança que permitem trabalhar aspetos como a coordenação motora, agilidade, força, flexibilidade, entre outros; exercícios de improvisação que para além dos componentes físicos também despertam a criatividade e a imaginação; coreografias que desenvolverão a capacidade de memória e a musicalidade da criança.

Horário

3.ª feira  e 6.ª feita 16h15 (pré-escolar) | 17.00 (1ºciclo)

O basquetebol é um jogo muito divertido que ajudará os mais pequenos a desenvolverem a sua formação integral, além de ter múltiplos benefícios a nível físico, cognitivo e emocional.
Este desporto ajuda a desenvolver o equilíbrio, a ativar os reflexos e  estimula uma melhor coordenação motora, já que é preciso capacidade de reação, tanto para mudar de ritmo ou acelerar, como para receber bolas.

Baby Power Basket

Nesta atividade, realizamos a fusão do Basquetebol com o ensino do Inglês Básico. Assim, os vossos educandos, para além de desenvolverem as capacidades motoras, têm também a oportunidade de aprender ou consolidar a língua Inglesa de uma forma bastante lúdica. Os alunos para além dos dois treinos no Externato podem participar gratuitamente nos treinos e atividades com a equipa da Powertogether.

Horário

2ª. feira e 5ª feira 17h00 – 18h00

Baby Power Basket (pré-escolar) – 2.ª feira e 5.ª feira 16h15

A Escola de Natação tem como objetivo formar crianças e jovens na modalidade de natação dotando os alunos de habilidades técnicas específicas dos diferentes estilos de natação pura, proporcionando aos alunos a autonomia necessária para permanecer dentro do meio aquático.
Os alunos serão distribuídos por níveis – iniciação/adaptação ao meio aquático e aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de natação pura. As aulas decorrem na Piscina Municipal de Vila D’Este.

Horário

4ª. feira 16h15

O piano como atividade extracurricular proporciona às crianças um contacto com um instrumento musical transversal que desenvolve a sensibilidade musical e potencia capacidades físicas e motoras.
São objetivos desta atividade:
– Aprendizagem de noções básicas de piano: postura, posição correta da mão, articulação e dinâmicas;
– Consolidação de conceitos adquiridos em Educação Musical;
– Realização de três audições ao longo do ano que permitem aos alunos um contacto com o palco.

Horário

A combinar com o Encarregado de educação.

A EDU.TECH é uma empresa que surgiu para dar resposta às inovações tecnológicas para a educação, pretendendo ser inovadora e potenciadora da tecnologia no ensino, com a transformação do aluno em alguém capaz de desafiar e solucionar situações-problemas através da exploração desses mesmos recursos.
Desde 2017 que a EDU.TECH trabalha para que as inovações tecnológicas sejam integradas, não só através da programação no 1º , 2º e 3º ciclos mas, também, através da robótica na educação pré-escolar, numa nova perspetiva de “aprender fazendo” e num ensino que se quer motivador para os alunos.
Neste seguimento surgiu o projeto “Bots & Kids”, que integra a robótica e programação no ensino pré-escolar.
É um projeto inovador que pretende potenciar as capacidades das crianças (noção espacial, processos de decisão, maior atenção e concentração, despertar da curiosidade), abrangendo conceitos multidisciplinares e a cultura local, adaptando sempre a aprendizagem aos  diferentes estilos, ritmos e capacidades de cada criança.
O sucesso deste projeto passa pela forma como as aulas são planificadas e pelos objetivos a alcançar:
– Aprender de forma mais prática e divertida;
– Aplicar conceitos adquiridos em sala de aula;
– Desenvolver o pensamento computacional;
– Desenvolver noções de lateralidade e orientação espacial;
– Ensaiar diferentes estratégias para resolução de problemas;
– Estimular habilidades, nomeadamente, raciocínio lógico, criatividade, imaginação e trabalho em equipa.
Trabalhamos também os conteúdos de Robótica e programação para o 1º ciclo do ensino básico, com a integração das STEAM na planificação das aulas, promovendo o raciocínio lógico, a resolução de problemas, o trabalho de equipa, a autoconfiança, o foco e concentração. Nestas aulas são utilizados robôs, impressoras 3D e plataformas de prototipagem eletrónica de forma a potenciar o domínio da tecnologia por parte dos alunos, utilizando metodologias inovadoras de ensino para que os alunos tenham maior envolvimento com o conteúdo apresentado em sala de aula e passem a ter maior protagonismo na aquisição de conhecimento.

Horário

3.ª feira  16h15  (pré-escolar) e 16.45 (1ºciclo)

O ensino da guitarra é importante, no âmbito da diversificação de gostos e hobbies pelas crianças, sendo que é um bom ponto de partida para a iniciação a qualquer instrumento de cordas. Os alunos vão começar pela base da guitarra, escala de notas e acordes simples. O objetivo é que os alunos consigam fazer as melodias e os acordes propostos para cada música.
Os benefícios passam pelos alunos serem capazes de formar uma harmonia com sons diferentes dentro da guitarra, ou seja, trabalhar princípios como o trabalho de grupo e a responsabilidade e permitir aos alunos que a aula seja um espaço criativo e de forma a explorar as potencialidades e o bem-estar de cada um.

* Os alunos devem ter instrumento próprio e com o tamanho adequado.

A combinar com o Encarregado de Educação.

Em aulas de 30 a 45 min, os alunos contactam com o violino desenvolvendo a motricidade fina e a coordenação motora através do desenvolvimento das
capacidades musicais por via da aprendizagem pelo método Suzuki para
violino.

* Os alunos devem ter instrumento próprio e com o tamanho adequado.

A combinar com o Encarregado de Educação.

Consulte o regulamento  das atividades de complemento educativo

Regulamento ENSF ACE 23 24